terça-feira, 16 de setembro de 2014

O miado e a menina

Marina tem um jeito super meigo, carinhoso e delicado. Bem menininha. Tão menininha que adora dar aqueles gritinhos bem agudos. Tão menininha que tem um jeitinho de pedir as coisas miando, choramingando. Quer dizer, tinha!

Eu sempre dizia para ela que não precisava choramingar, que ela só falar normalmente, sem miar. Ela continuava miando e eu atendia de uma vez. Até esse fim de semana! Minha mãe ficou impressionada com a rapidez com que a Marina aprende as coisas. Tanto que, quando ela pediu alguma coisa miando, minha mãe disse que não, que não era para pedir chorando, era só falar. E ela falou. Na segunda vez, ela mesma já tinha entendido e disse: "não precisa falar chorando". Claro que, depois disso, ela já pediu coisas chorando, mas agora eu também já adotei e internalizei o comportamento novo como algo natural no meu dia a dia. Não se pede as coisas chorando, é só falar. E ela fala.

Tem certas coisas que a gente sabe como fazer, mas não tem paciência, dá preguiça, dá trabalho. Pois é, ter filho e educar dá muito trabalho, e às vezes a gente simplesmente não tem saco. Quando o saco enche e a paciência esgota, tem que parar um pouco. Sentar, respirar, até fechar o olho por uns segundos, esperar voltar ao normal, e aí sim continuar.

A maternidade é feita de pequenos enormes desafios diários. Coisas bobas que tomam uma proporção gigantesca se deixarmos. É pedir tudo choramingando, é querer colo o tempo todo. Temos que descobrir quais são as coisas que nos incomodam, escolher as nossas batalhas e enfrentá-las! E a vitória tem que começar dentro de nós. Se eu venci os pedidos chorosos, não quer dizer que a Marina nunca mais vai pedir nada chorando. Quer dizer que eu já sei como agir e estou segura em relação isso. Ela, por sua vez, também sente essa segurança, essa assertividade, e atende com mais facilidade.

Agora o objetivo é ficar menos no colo e andar mais! Paciência e foco que a gente chega lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário