segunda-feira, 2 de junho de 2014

Brincadeiras em casa

Quando chego em casa da creche com a Marina, sempre tento bolar alguma coisa legal e diferente para fazer, senão acabamos passando duas horas sentadas brincando sempre com os mesmos brinquedos ou vendo algum programa na TV. Essa semana, me empolguei com as atividades, cada dia fazíamos algumas.

- Chapéu
Pegamos todos os chapéus e gorros da Marina, mais os meus e os do Dani e ficamos brincando de botar chapéu e tirar chapéu. Até as bonecas entraram na dança!

- Figurinha
O álbum de figurinha da Galinha Pintadinha rende muita diversão: procurar o número, abrir a figurinha, colar e depois cantar a musiquinha da página. E isso a cada figurinha!

- Meia
As meias renderam duas brincadeiras diferentes. Numa delas, a gente vestia a meia e escorregava. A minha intenção era deslizar, mas isso foi meio difícil. A Marina ia deixando os pés escorregarem, abrindo as pernas quase em espacate e caía de bunda. Levantava gargalhando e dizendo que era a minha vez.

- Pé de feijão
Outro dia, ganhamos uma sementinha de aipo na festinha de uma amiga. Um dia de noite, plantamos o aipo e ainda fizemos um pé de feijão também. Claro que demora a crescer, mas isso significa que temos aí uma meia hora de diversão todas as noites, quando vamos regar as plantinhas. Como quem rega é a Marina, e de colherinha, leva bastante tempo! Tomara que as duas plantas cresçam, embora eu esteja alertando minha filha e dizendo que tenho uma mão péssima com plantas.

- Bolo
Adoro fazer bolo e adoro trazer criança para a cozinha. Faz mais bagunça, dá mais trabalho, suja mais, mas é uma delícia. Claro que já me estressei algumas vezes, mas me entreguei em tantas outras. E é muito bom! Fora que a Marina termina dizendo que foi ela que fez o bolo. Tem coisa melhor do que a criança comer o que ela mesma fez? Da última vez, escolhi uma receita bem simples, que usa um bowl só, sem batedeira ou liquidificador. Foi o bolo integral de banana da Rita Lobo. Moleza! E delícia!

- Tinta no ziplock
Essa foi uma brincadeira que não deu muito ibope. Coloquei tinta dentro de um saquinho de ziplock, com várias cores diferentes. Prendi no vidro com fita adesiva e a ideia era a Marina ficar brincando de misturar as cores. Mas ela queria soltar o saco do vidro. E eu nervosa, com medo daquele saquinho abrir e sujar tudo de tinta. Finalmente, tirei do vidro, usei a fita para selar a abertura e isso rendeu mais uns 3 minutos... blé.

- Colagem no contact
Essa eu ainda não fiz, mas está engatilhada. Tem que recortar uma forma vazada numa folha de papel colorido. Pode ser um coração, uma flor ou até um simples quadrado. O importante é tirar o miolo do desenho, deixando apenas o contorno no papel colorido. Aí, cola no contact. O miolo do desenho vai ficar com o colante do contact virado para cima. E essa é a brincadeira, colar papel picado ali e completar o contorno do desenho! Deve fazer uma sujeirinha, mas é só abstrair, né? Venho me superando nessa arte a cada dia.

- Cabana
Temos uma casinha daquelas que arma e desarma, bem fácil (exceto da primeira vez, quando levamos mais de 10 minutos para conseguir fechar a maldita...) A cada vez, usamos a cabana para um propósito diferente: um dia brincamos de dar comidinha para as bonecas, no outro lemos livros ou simplesmente brincamos de botar e tirar tudo dentro da casinha (bonecas, brinquedos, livros, travesseiros, etc.)

Quem tiver mais opções legais para fins de tarde pós colégio, sou toda ouvidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário