sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Programa de criança, para criança

Há tempos, uma amiga me mandou um vídeo de um pediatra falando sobre educação, evolução e vida em família. Procurei o vídeo nos meus emails, mas não consegui encontrar. (Por sorte, a Ane achou! Veja aqui.)

Uma das coisas que mais me chamou a atenção no vídeo foi um comentário do pediatra, que dizia que, uma vez, perguntou para uma criança o que ela fazia nos fins de semana, e ela respondeu que, nos sábados, iam ao supermercado. E, no domingo, iam ao shopping.

Como o bom médico observou, isso não é programa de criança. Até acho que não tem problema levar a criança ao mercado de vez em quando, ou ao shopping. Afinal, você também precisa ir. Mas isso não significa que a vida social da criança nos fins de semana deve se resumir a isso, muito pelo contrário. Criança tem que fazer programa de criança, adaptado à sua faixa etária e aos seus interesses.

Então, chuva não é desculpa para levar criança para shopping. Passeio em shopping para ver vitrine não é lugar de criança. Melhor ficar em casa e inventar uma brincadeira divertida e diferente.

Reparem que eu levo, sim, a Marina para shopping e supermercado, quando preciso ir. Mas não encaro isso como um programa para ela, nem para mim. Temos que ir para resolver questões objetivas, e não para ficar passeando. Quando quero passear com ela, vamos para a Lagoa ou para o Jardim Botânico, lugares bem mais propícios para um bebê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário