domingo, 20 de janeiro de 2013

Músicas

Adoro colocar criança para ouvir música de adulto: jazz, Beatles, Chico Buarque. Acho que faz parte da construção do ambiente cultural da criança.

Mas também adoro colocar criança para ouvir música de criança. E não estou falando só de Galinha Pintadinha ou Patati Patatá. Nada contra, pelo menos por enquanto. Mas me refiro a músicas antigas, daquelas bem tradicionais. Gosto muito.

Aos poucos, estou criando um repertório infantil aqui em casa, recheado de tradicionalices nacionais e estrangeiras, presentes de parentes gringos ou viajantes! Só falta o de músicas em espanhol: alô, pai!!!

É apenas instrumental. Legal para descobrir qual é a música e tentar cantar a letra. Não sou mega fã-obcecada, então rateio em algumas. Às vezes muda um pouco o ritmo da música, mantendo a melodia, porém mais lenta, bem tipo música de dormir para bebês mesmo.
CD animado, um dos hits daqui de casa. Tem aquelas músicas bem tradicionais, algumas até que estão nas paradas de sucesso da Galinha, como "A Barata diz que Tem". Ainda tem "Ciranda, Cirandinha", "O Cravo Brigou com a Rosa", "Se essa rua" e várias outras que a gente sabe a letra de cor.
CD trazido da frança pela Nonna, com as canções de dormir francesas tradicionalíssimas, que eu não me cansava de ouvir, cantadas pela Nonna e pela minha mãe, como "Frère Jacques" e "Au clair de la Lune". Só não tem o "Malbrough s'en va-t-en guerre", campeão das minhas memórias. Confesso que nem sabia que se escrevia assim, mas fui procurar o meu amado google e olha só que eu encontrei!

 Assim como o dos Beatles, é só instrumental. Gostei de ter, mas confesso que prefiro mil vezes colocar a Marina para ouvir Chico de verdade. Sou fanática por "João e Maria" e "Valsinha". Sempre toco para ela enquanto a gente dança!
 "Les Plus Belles Berceuses du Monde", mais uma da Nonna. Dessa vez, são músicas infantis africanas. Tem até uma ou duas músicas cantadas em português, e conhecidas nossas! É engraçado ouvir o português com outro sotaque.
Quando a Marina era menorzinha, era o maior hit das paradas de sucesso! Agora, tem perdido a vez para o Zé Zuca, da "Roda de Cantigas", que também faz parte da Palavra Cantada. Ainda é muito bom, principalmente para momentos mais tranquilos, sem tantas brincadeiras, quando está se preparando para um soninho.




E, para fechar com chave de ouro, tem o CD de Cantigas de Roda Personalizadas, presente da Rita. Já tinha colocado para tocar algumas  vezes, mas hoje de manhã deu um clique. Enquanto a gente cantava falando o nome da Marina, ela sorria um sorrisão de dar gosto, o tempo todo, sem parar. Parece até que estava entendendo que as músicas dizem o nome dela, até quando culpam ela por ter virado a canoa! Muito legal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário