quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Marina, Paris e a modernidade

Uma lembrança muito forte que tenho da minha infância são todos os programas e passeios que minha mãe fazia conosco. Era super variado e sempre tinha uma novidade. Desde antes de engravidar, sonho com o dia em que eu também vou fazer isso com a minha filha, organizar vários passeios divertidos!

Outro dia, vi um vídeo de um médico que falava sobre a inserção da criança na vida familiar. Ele dizia que perguntou a uma criança como tinha sido o fim de semana dela. A criança contou que foram ao shopping e ao supermercado. O médico dizia que isso não era programa de criança (e não é mesmo), que, embora estivesse inserida na família, a criança não tinha ganhado o seu próprio espaço. E é muito importante que a criança tenha o seu espaço e possa desfrutar de vivências adequadas para ela.

Isso não quer dizer que a criança não vai acompanhar os adultos em seus programas. Vai, claro. Mas as coisas podem ter um foco diferente, receber outro olhar. No domingo, por exemplo, fomos ver a exposição de Paris e a Modernidade, no CCBB. Ainda não posso dizer que levamos a Marina para ver, mas daqui a pouco poderei. Embora seja um programa para adultos, as crianças podem e devem se interessar também, se visto por um ângulo próprio para elas! Sempre há uma maneira de deixar as coisas mais divertidas.

Ainda é difícil ter uma programação adequada para um bebezinho de cinco meses, que está começando a sentar (mas que mais parece um joão bobo). Mas esperem só que, daqui a pouco, vocês vão encontrar aqui mil e uma dicas de passeios com as crianças. Vou me divertir! (Já estou!)

Marina dormiu o tempo quase todo que passamos na exposição. Já foi absorvendo arte e cultura por osmose! Só acordou no finzinho, bem na hora de tirar uma foto em Paris com a mamãe.

*** Você que tem filho pequeno e quer ir na exposição, mas teme pelas enormes filas, saiba que o carrinho de bebê é um passe express! Prioridade absoluta!
*** Você que quer ir na exposição com toda a família, mas a grana tá curta, aproveita que é grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário