segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Fralda de pano

Sempre me perguntei como minha mãe (e muitas outras pelo mundo afora) podia usar fralda de pano em mim. Ela, que me teve novinha, não tinha grana para ficar gastando em fralda descartável. Não era uma questão ecológica, e sim financeira (afinal, até pouco tempo atrás ela até escovava os dentes com a torneira aberta - desculpa, mãe!). Mas, independente do motivo, eu achava incrível e a admiro muito por isso, por todo o trabalho que tinha com as malditas fraldas de pano. Afinal, era ela que lavava cada uma delas. Haja amor! O balde de metal usado para ferver as fraldas rondava pela casa até o início da obra. Só agora que ele foi, finalmente, aposentado.

De uns quinze dias para cá, tenho ficado bem curiosa com essas novas fraldas de pano, bem diferentes daquelas de 1982! As fraldas de pano, tipo Cremer, que hoje são usadas para secar baba (sim, ela continua babando muito!) ou para conter uma golfada (que aqui em casa não é tanto o caso) antes eram as mesmas que, com uma dobradura digna de origami, iam parar no bumbum do bebê.

Agora, em pleno 2012, as fraldas de pano evoluíram. E muito. E tenho ficado curiosa em experimentar. Ainda estou na dúvida se vale a pena financeiramente, mas ecologicamente nem se fala. Tem diversos tipos, mas o que eu mais gostei até agora é assim: tem tipo uma calcinha de plástico, que pode ter mil cores e desenhos. Por dentro, ela tem abas, iguais as das fraldas descartáveis, que impedem xixi e coco de vazar. Dentro dessas abas, você encaixa a fralda absorvente. É um tecido especial, que absorve mais, mas, se quiser, também pode colocar aí dentro a "boa e velha" fralda de pano.


http://www.fraldasdipano.com.br/
http://www.bbnatural.com.br/
http://www.whatmommyneeds.com.br/
(Isso não é propaganda, tá! São só alguns sites que vendem e explicam as fraldas de pano.)

Claro que lavar a fralda absorvente interna continua sendo um problema, mas quem faria isso não seria eu, né, amiga?! (Como foi a minha mãe, tadinha...) Então, fica a pergunta: será que sou tão ecofriendly assim?

P.S.: Mãe, te amo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário