segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Memória de elefante

Dizem que mãe tem memória de elefante, aquela que tudo sabe e de nada se lembra. E admito que essa é uma das poucas verdades que o povo diz. Memória de mãe é hormonalmente modificada, com um único propósito: perpetuar a espécie.

Nos primeiros dez dias da Marina, me dava uma pena louca pensar que ela seria filha única. Agora já passou, esqueci. Não quer dizer que já estou pronta para a outra, mas quer dizer que não é mais assunto proibido, que daqui a pouco já pode entrar na pauta de novo. Sem essa memória seletiva, muitas mães jamais arriscariam o segundo filho e a humanidade ia cair pela metade. Imagina só...

Outro exemplo da memória de elefante, é a famosa frase: "aproveita agora, porque passa muito rápido. Depois eles crescem e ficam assim, ó" (dizem as outras mães, apontando para seus filhos, que podem ter de dois a vinte e dois anos). Esse comentário me desperta vários questionamentos.

1) Quer dizem que, com o seu bebê, essa fase era um mar de rosas, mil maravilhas? Duvido! Seu bebê não chorava, sem que você soubesse o motivo? Não passava noites sem dormir? Não sofria de cólicas? Aposto que a mãe que falou aquela frase lá em cima responderia sim a pelo menos uma dessas perguntas, e teria mais várias histórias cabeludas dessa fase para contar. É que ela não lembra mais...

2) "Aproveitar agora"? Por quê? Depois não vou aproveitar? Melhor aproveitar sempre, não?

3) "Passa rápido"? Só se for para quem está de fora. Eu estou vivendo os dois meses e meio mais intensos da minha vida. Parece que a Marina nasceu há seis meses. Repare que isso não é uma reclamação, de maneira alguma, apenas uma constatação: não passa tão rápido assim...

4) "Depois eles crescem". Sim, graças a Deus! Ou você quer ter um bebê em casa para sempre? Eu não. Quero um toddler, depois uma criança, uma pré-adolescente, uma adolescente (sim, quero uma adolescente!), uma jovem e, depois, uma adulta. Quero tudo! Cada etapa no seu tempo.

5) "Ficam assim, ó". Assim como? Lindos? Porque minha filha vai continuar linda depois de grande, dizendo coisas engraçadas e curiosas, fazendo pirraça, chorando, rindo, correndo, brincando, caindo e se machucando, me desafiando e desobedecendo. Ou pelo menos é isso que eu espero!

Então, mães, fiquem contentes com seus filhos, aproveitem cada etapa, porque, isso sim, o tempo não volta. Tenho que curtir cada momento da Marina bebê, porque esse tempo não volta jamais. Daqui a pouco, terei outros milhares de momentos mágicos e magníficos para curtir ao lado da minha filha. E espero lembrar de todos eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário